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02 de maio de 2017

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INFORMAÇÃO

INFORMAÇÃO

Ms Carlos Theodoro Strey

Mestre em Desenvolvimento Regional, Especialista em Gestão Empresarial e Administrador.

 

A informação é o agente de mudança, o fator básico em qualquer planejamento. Mas o que é informação?  Informação é um conjunto de dados no qual o cliente/usuário percebe alguma utilidade. Ou seja, ao maximizarmos a percepção da utilidade da informação, conseguiremos efetuar as mudanças necessárias a qualquer organização. De acordo com Kotler, a velocidade da mudança não vai diminuir no futuro próximo. Ao contrário, na maioria dos setores da economia, a concorrência, provavelmente, só vai aumentar nas próximas décadas. Assim, conforme Bill Gates, a questão básica será a velocidade, ou seja, com que rapidez a natureza dos negócios mudará, quão rápidas serão as transações comerciais e como o acesso à informação vai alterar os estilos de vida dos consumidores e suas expectativas em relação às empresas.

Para Drucker, a revolução da informação já começou e vem atuando com maior intensidade no mundo corporativo, forçando a redefinição do conceito de empreendimento empresarial. Ou seja, a informação passa a ser considerada como criação de valor e riqueza, pois deve responder aos seguintes questionamentos: qual o significado da informação e qual o seu propósito?

As empresas brasileiras devem se preparar o mais rápido possível para usar as novas tecnologias de informação que se encontram disponíveis no mercado, pois é necessário que elas entendam e explorem, ao máximo, as oportunidades oferecidas pelo desenvolvimento da cadeia global de produção e consumo, gerando com isso vantagens competitivas, defendeu Richard W. Oliver em Como Serão as Coisas no Futuro. O sucesso vai depender de como e com que velocidade as empresas tratarão as informações oriundas do meio ambiente.

Velocidade esta é a chave do sucesso das empresas. Elas deverão ser ágeis e enxutas; seus funcionários deverão ter conhecimento do negócio, autonomia, responsabilidade e habilidade na tomada de decisões. Deverão estar centradas no cliente, conhecendo-o plenamente. E para tanto, são necessárias informações ágeis e precisas.