Notícias

29 de maio de 2019

Compartilhe Blogger Facebook Twitter Email Favorites Gmail Outlook Print Y! Mail | Addthis

ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

ENSINO SUPERIOR NO BRASIL – 

O Ensino Superior no Brasil é regulamentado pelo MEC – Ministério da Educação com diversas leis e decretos. A Secretaria de Educação Superior (SESu) é a unidade do Ministério da Educação responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior. A manutenção, a supervisão e o desenvolvimento das instituições públicas federais de ensino superior (Ifes) e a supervisão das instituições privadas de educação superior, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), também são de responsabilidade da SESu.

Os cursos de graduação no Brasil estão tradicionalmente ligados às grandes áreas do conhecimento como informação, biologia, geografia, física, química, letras, economia; a campos das artes como artes plásticas, artes cênicas, design; ou a formações profissionais de perfil generalista como engenharia civil, direito, medicina, administração de empresas, contabilidade, jornalismo. Os cursos de graduação possibilitam aos egressos dar continuidade em seus estudos cursando a pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Estão distribuídos nos seguintes graus acadêmicos:

  • Bacharelado: Habilita o seu titular a ser um Bacharelem diferentes áreas do conhecimento. Tem duração de quatro a seis anos e é oferecido na maioria das áreas de estudo em Artes, Segurança Pública, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Matemática, Ciências Naturais e nas profissões regulamentadas pelo Estado, como por exemplo, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Direito, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, dentre outros, que constam no cadastro de cursos superiores do MEC. Incluem-se entre os bacharelados aqueles cursos que concedem titulação profissional.
  • Licenciatura:Habilita o seu titular a ser professor além de ser um profissional da área de estudo específica cursada de acordo com as regulamentações exigidas por lei e conselhos profissionais das mesmas. Tem duração de três a quatro anos e é oferecido na maioria das áreas de estudo como em Artes, Biologia, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Engenharias, Enfermagem, Matemática, Psicologia, Segurança Pública. Quanto ao ensino, os profissionais desse grau podendo atuar nos mais diversos níveis profissionalizantes, de acordo com as exigências institucionais.
  • Tecnologia:Habilita o seu titular a ser um Tecnólogo, ou seja, mão de obra Técnico-Científica especializada em diversas áreas do conhecimento, cobrindo demandas específicas do mercado. Tem duração de dois a três anos. Formações possíveis: Tecnólogo em Eletrônica, Eletroeletrônica, Telemática, Mecatrônica, Gestão Hospitalar, Gestão Tributária, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Construção Civil, Química Agroindustrial, Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Marketing, Logística, dentre outros que constam no cadastro de cursos superiores de tecnologia do MEC.

Área de Atuação do Tecnólogo em Gestão Hospitalar

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar possui carga horária de 2.860 horas, cumprindo todas as exigências legais do MEC e do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, eixo Ambiente e Saúde. O aluno está apto a gerenciar processos de trabalho, sistemas de informação, recursos humanos, materiais e financeiros em saúde; coordenar o planejamento estratégico das instituições de saúde; organizar fluxos de trabalho e informações; estabelecer mecanismos de controle de compras e custos; estruturar áreas de apoio e logística hospitalar; supervisionar contratos e convênios, gerenciar a qualidade dos serviços e os indicadores de desempenho na gestão de organizações de saúde; desenvolver programas de ampliação e avaliação de tecnologias em saúde; vistoriar, avaliar e elaborar parecer técnico em sua área de formação.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da FAMED – Faculdade Menino Deus possui autorização de funcionamento do MEC (Ministério da Educação), através da Portaria Nº 241/2015, de 05/03/2015, com publicação no DOU (Diário Oficial da União) em 06/03/2015.

ESTRUTURA DE ENSINO NO BRASIL