TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

Autorização do Curso – Portaria MEC nº 241/2015, data do documento: 05/03/2015; data de publicação no DOU: 06/03/2015

 

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar a ser ofertado pela Faculdade Menino Deus – FAMED tem seus objetivos definidos a partir do perfil que se projeta para o profissional de gestão hospitalar a ser formado, destacando seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes.

Com relação aos conhecimentos, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar ofertado pela Faculdade Menino Deus – FAMED pretende formar profissionais que tenham compreensão e domínio dos seguintes conteúdos:

  • Terminologia básica de gestão hospitalar;
  • Aplicação, integração e relevância dos princípios gerais das ciências da saúde para a especificidade da gestão de serviços de saúde;
  • Características especificas das subáreas da gestão de serviCorpo Docente – FAMED Mini Curriculo 2017-2ços de organizações da área de saúde;
  • Inter-relação dos tratamentos de outras disciplinas com a Gestão Hospitalar com o intuito de estabelecer tratamento interdisciplinar;
  • Gestão de processos para organizações de saúde, com suas responsabilidades sociais, ambientais e éticas;
  • Relevância dos impactos das políticas de saúde publicas para com a comunidade, nos seus aspectos sociais e ambientais;
  • Processos e metodização da investigação cientifica;
  • Instrumental teórico, técnico e metodológico aos tecnólogos em gestão hospitalar;
  • Capacitação ao exercício de funções técnico-operacionais às diversas unidades operacionais das unidades de saúde;
  • Habilidades em novas modalidades de gestão que implicam em aplicar estratégias em sistemas de informações, controles, planejamentos estratégicos, organização de recursos humanos;
  • Metodologias e modelos de melhoria da qualidade de atenção em saúde, colocando em ação programas de melhoria da qualidade e gestão de usuários do sistema de saúde.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar visa fornecer uma sólida formação teórica e prática aos gestores de organizações da área de saúde, com uma visão geral da dimensão conjuntural dos serviços de saúde e específica nos diversos departamentos das unidades de pequeno, médio e grande porte. Dessa forma, o curso visa capacitar teórica e tecnicamente profissionais para o exercício e desempenho de atividades específicas da gestão hospitalar, com a finalidade de obter resultados satisfatórios no âmbito da assistência social, econômico-financeiro e na qualidade ao atendimento dos usuários dos serviços de saúde.

 

PERFIL DO EGRESSO

Projetam-se os egressos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade Menino Deus – FAMED como indivíduos de visão critica e capacitados a desenvolver trabalho de planejamento, organização e gerenciamento do trabalho nas organizações de saúde, com sólidos conhecimentos técnicos e científicos, sem perder de vista os aspectos humanísticos e éticos que deverão nortear sua atuação como profissionais autônomos ou vinculados a organizações.

O Tecnólogo em Gestão Hospitalar atua no planejamento, organização e gerenciamento dos processos de trabalho em saúde, envolvendo a área de gestão de pessoas, materiais e equipamentos. Organiza e controla compras e custos, áreas de apoio e logística hospitalar, bem como acompanha e supervisiona contratos e convênios.  Pelos princípios da gestão, qualidade e viabilidade dos serviços, presta suporte aos setores-fins.  Pode atuar em hospitais – e seus setores –, clínicas e unidades de saúde, laboratórios médicos e empresas prestadoras de serviço em saúde.

Mais especificamente, os egressos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade Menino Deus – FAMED deverão:

  • Estar aptos a desenvolver ações, tanto em nível individual quanto coletivo, dentro de seu âmbito profissional e na área de sua especialização;
  • Assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema a que esteja ligado, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos;
  • Realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética;
  • Desenvolver ações fundamentadas na capacidade de tomar decisões, visando o uso apropriado, a eficácia e o custo-efetividade, dos valores humanos e  recursos materiais disponíveis.
  • Ser acessíveis e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais e o público em geral;
  • Dominar a comunicação verbal, não verbal, habilidades de escrita e leitura e de tecnologias de comunicação e informação;
  • Estar aptos, no trabalho em equipe multiprofissional, a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade, além de  compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
  • Estar aptos a tomar iniciativas e a atuar com criatividade e inovação;
  • Ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática;
  • Ser empreendedores; e
  • Ter responsabilidade social no exercício de suas atividades profissionais.

 

 

 

 

 

Para alcançar o perfil profissional delineado, devem ser desenvolvidas nos alunos, ao longo do curso, competências e habilidades para:

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo em que estiver envolvido, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera de sua atuação, compreendendo sua posição e função na estrutura ou sistema sob sua responsabilidade, controle ou supervisão;
  • Dominar os conhecimentos científicos básicos da sua área de atuação  e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação da natureza dos problemas e na sua resolução;
  • Conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos;
  • Lidar criticamente com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de sua área profissional.

 

HABILIDADES GERAIS:

  • Elaborar políticas com vistas à implementação eficaz de gestão hospitalar.
  • Analisar o ambiente externo e interno da organização, objetivando a formulação de propostas.
  • Empregar métodos, técnicas, táticas e instrumentos que otimizem as atividades mercadológicas das empresas.
  • Capacitar para integrar harmoniosamente os conhecimentos teóricos com os conhecimentos práticos, visando uma aprendizagem significativa.

HABILIDADES ESPECÍFICAS:

  • Aprimorar a capacidade criativa e a iniciativa profissional.
  • Definir os objetivos das organizações diante do mercado.
  • Abordar conceitos e práticas relacionadas às atividades hospitalar.
  • Desenvolver todas as etapas de um processo de pesquisa hospitalar.
  • Minimizar o impacto das dificuldades operacionais da organização e reduzir as ameaças das turbulências no ambiente organizacional, a partir da implementação de instrumentos de gestão hospitalar.
  • Estabelecer estratégias de planejamento.
  • Definir parâmetros orçamentários.
  • Avaliar e controlar os processos mercadológicos.
  • Exercitar a utilização de gestão hospitalar a partir da análise e aplicação em situações reais do mercado local.
  • Ampliar o conhecimento do mercado local, com vistas à intervenção positiva dos egressos no desenvolvimento de seu Estado.

 

ESTRUTURA CURRICULAR:

Matriz Curricular 2015

Matriz Curricular 2019    – para alunos ingressantes após 2019/1

 

PPC – PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO:

PPC_Tec_Gestao_Hospitalar_2015

PPC – Tecnologo em Gestão Hospitalar – 2019   – para alunos ingressantes  a partir de 2019/1

 

BIBLIOTECA

Regulamento da Biblioteca_2022

Tutorial_GNUTECA

Portaria regulamento Biblioteca

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES  |  ESTÁGIO CURRICULAR:

Reg Atividades Complementares 

Regulamento_Estagio_Curricular_FAMED

 

CORPO DOCENTE:

Minicurrículo

Corpo Docente – FAMED Mini Curriculo 2021

 

Política de Incentivo à Participação em Eventos Acadêmicos de Pesquisa e Extensão e Publicação Científica – DOCENTES

PPEDoc

 

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

Docentes

Plano_CarreiraDocente_FAMED

 

Corpo Técnico Administrativo

Plano_Cargos_e_Salarios_TecnAdministr_FAMED

 

HORÁRIOS DAS DISCIPLINAS:

GEST_HOSP_NOITE_2023-2_-_horario_disciplinas

os horários estão sujeitos a alteração até o início das aulas

 

COORDENADORA DO CURSO:

Ma. Beatriz Barreto Machado Athanasio

coordenadora.academica@grupoop.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5345726068954127

 

DIRETORA ACADÊMICA:

Angélica de Souza

angélica@grupoop.com.br

 

DIRETOR GERAL:

Felipe José Boabaid Cavalcante de Barros

fboabaid@grupoop.com.br