Quem somos
FAMED – FACULDADE MENINO DEUS
Portaria de Credenciamento MEC nº 162, 03/03/2015
A FAMED – Faculdade Menino Deus é uma empresa do Grupo OP, que possui ainda a OdontoPós (cursos de atualização e especialização na área odontológica), a OdontoEstar (clínica odontológica) e a OdontoAnálise (exames odontológicos de raio X e tomografia). A FAMED surgiu da experiência do Grupo OP na área da educação e da perspectiva de repassar o conhecimento adquirido com cursos de especialização para a área da graduação.
A Faculdade Menino Deus – FAMED tem por missão:
ser um agente propulsor da educação através da oferta de ensino superior em níveis de graduação e pós-graduação, colaborando com a formação integral do ser humano como profissional competente, cidadão ético, proativo e empreendedor, comprometido com a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva da população, incentivando a pesquisa e a iniciação científica.
Objetivos Gerais
A FAMED é uma organização que tem por finalidade o desenvolvimento de um trabalho educacional de formação superior (graduação e pós-graduação) nas áreas da saúde e da gestão. Para cumprir com a sua finalidade, deve:
- capacitar profissionais nas áreas de conhecimento em que atuar, em cursos de graduação e pós-graduação;
- incentivar a pesquisa e a iniciação científica no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação;
- estimular o conhecimento dos problemas do mundo globalizado e, simultaneamente, prestar serviços especializados à comunidade, estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade;
- promover a valorização dos direitos humanos, do meio ambiente e da responsabilidade social; e
- promover atividades e projetos de extensão universitária como método de interação social, levando os conceitos e aprendizados à comunidade não universitária, democratizando os conhecimentos adquiridos.
Para o cumprimento do que se estabelece como missão e compromisso, a Faculdade Menino Deus – FAMED define os seguintes objetivos estratégicos:
Área Técnico-Pedagógica
- estabelecer parâmetros de qualidade de ensino e de aprendizagem que sejam permanentemente reavaliados, visando um processo de melhoria contínua da ação pedagógica institucional;
- incentivar entre alunos e professores a iniciação científica e a pesquisa como mecanismos de construção e apropriação do conhecimento;
- reavaliar permanentemente os currículos implantados na FAMED, e implementar mecanismos de realinhamento curricular decorrente das potencialidades e fragilidades institucionais, bem como das oportunidades e ameaças detectadas no universo organizacional da instituição;
- estabelecer junto à comunidade interação institucional que possibilite ações de enriquecimento curricular e desenvolvimento institucional; e
- desenvolver e implantar instrumentos de acompanhamento e mensuração quantitativa e qualitativa do desempenho acadêmico, visando a uma constante e permanente evolução dos parâmetros indicadores do desempenho dos estudantes, dos docentes, do processo ensino-aprendizagem e das condições institucionais de oferta educacional.
Área de Gestão Acadêmica
- assegurar o funcionamento dos sistemas de gestão de informações visando o acompanhamento e avaliação dos processos, bem como o acompanhamento das ações de rotina de forma a garantir o pleno sucesso do empreendimento;
- elaborar e implementar o plano de capacitação e de incentivos à docência e ao gerenciamento acadêmico e empresarial, valorizando a competência, a gestão acadêmica e os processos administrativos e de planejamento;
- assegurar ações que transformem o processo de avaliação institucional em ferramenta para a formulação de estratégias acadêmicas e administrativas;
- executar, acompanhando o crescimento das demandas institucionais e de acordo com as disponibilidades financeiras da mantenedora, o planejamento físico da unidade acadêmica, bem como implementar a estrutura organizacional prevista para a FAMED.
Área de Extensão e Relações com a Comunidade
- incentivar a participação de estudantes e professores em programas de extensão, ação comunitária e cidadania;
- incentivar a participação da comunidade externa nos processos de avaliação institucional da FAMED;
- promover em parceria com entidades patronais, sindicais e governamentais, sistema de captação de ofertas de vagas e encaminhamento ao emprego, visando não só a colocação de alunos, mas também alimentando os programas de treinamento e requalificação profissional que venham a ser executados pela FAMED; e
- elaborar e implementar mecanismos permanentes de acompanhamento de egressos.
Responsabilidade Social da IES
Os cursos a serem ofertados pela FAMED terão conexão direta com as características da região metropolitano da capital gaúcha, de modo a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região e do país, mediante a capacitação qualitativa de recursos humanos para atuarem na área da saúde.
A FAMED concentra esforços para o exercício de responsabilidade social, sempre orientando seus professores, alunos, funcionários e corpo administrativo a agirem em consonância e articulados com outras entidades societárias, isto é, cuidando para gerar trabalho participativo que, ao invés de simples somatório, se mostre como produto de vontades e forças voltadas para a obra do bem-comum numa grande rede de relações com que todos deverão estar comprometidos.
Dessa forma, a FAMED não deseja e nem poderá ser um órgão isolado do seu entorno. As razões para isso são várias. Vale destacar, entre elas, as seguintes:
- a necessidade, sempre presente, de se conhecer e de se atualizar com respeito às mudanças socioculturais que acontecem na Região, no País e no Mundo;
- a impossibilidade de realizar ensino de especialização e extensão, de qualidade, sem acompanhar as motivações, preferências e exigências expressas, explícita ou implicitamente, pelas comunidades a que se pretende servir;
- a importância de órgãos públicos como entidades capazes de dialogar com a FAMED sobre o presente e futuro das profissão e das especializações de destino dos discentes;
- a influência que tais empresas privadas e órgãos públicos podem exercer enquanto instituições empregadoras;
- o interesse da FAMED em ser um órgão plenamente inserido no aqui, no agora e, também, no futuro de sua realidade;
- o interesse e as vantagens, proveitos e benefícios da FAMED responder, adequadamente, a sua circunstância.
Direção da FAMED Faculdade Menino Deus
- Diretor Geral: Dr. Felipe José Boabaid Cavalcante de Barros
- Diretora Acadêmica: Ma. Beatriz Barreto Machado Athanasio
- Secretária Acadêmica: Patrícia Barbosa de Moura
Estrutura
Estamos localizados na Av. Getúlio Vargas, 1618 – Bairro Menino Deus – Porto Alegre/RS
Salas de Aula | Ambulatórios
Biblioteca
Área de Convivência
DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
Organograma
Composições Núcleos FAMED_Faculdade Menino Deus
CONSAEPE
Ata de Indicação dos Representantes da Mantenodora_2022
Calendário Reuniões Ord. 22 _CONSAEPE_ FAMED
COLEGIADO
COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO
05-2022_PORTARIA_FAMED_COLEGIADO
Fluxo _Decisões_Colegiado de Curso_ FAMED
Calendário Reuniões Ord. 22 _Colegiado_ FAMED
NDE Núcleo Docente Estruturante
Calendário Reuniões Ord. 22 _NDE_ FAMED
CPA Comissão Permanente de Avaliação
Calendário Reuniões Ord. CPA 22
Relatório CPA 2022_1º Semestre
*Relatório de CPA 2022_1º Semestre _ Coordenação Acadêmica_RELATÓRIO CPA 2022_ Coord_2022_1
*Relatório CPA 2021
NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS
NAEg – Perfil do egresso (Relatório 2021)
Calendário Reuniões Ord. 22 _NAEg_ FAMED
PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025
PPI – Plano Pedagógico Institucional
Regimento Interno
Portaria de Credenciamento 162 de 03-03-2015
Port_241_Autoriz_GestHospitalar_FAMED_05mar15_destaq
Estágio Curricular
Atividades Complementares
Regimento Atividades Complementares
Biblioteca FAMED
Portaria regulamento Biblioteca
Manuais FAMED Faculdade Menino Deus
Manual FAMED para trabalhos cientificos – 01_2019
Manual Normas Tecnicas Vancouver FAMED
LINK – SISTEMA EMEC
http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTc0MDA=