Quem somos
FAMED – FACULDADE MENINO DEUS
Portaria de Credenciamento MEC nº 162, 03/03/2015
A FAMED – Faculdade Menino Deus é uma empresa do Grupo OP, que possui ainda a OdontoPós (cursos de atualização e especialização na área odontológica), a OdontoEstar (clínica odontológica) e a OdontoAnálise (exames odontológicos de raio X e tomografia). A FAMED surgiu da experiência do Grupo OP na área da educação e da perspectiva de repassar o conhecimento adquirido com cursos de especialização para a área da graduação.
A Faculdade Menino Deus – FAMED tem por missão:
ser um agente propulsor da educação através da oferta de ensino superior em níveis de graduação e pós-graduação, colaborando com a formação integral do ser humano como profissional competente, cidadão ético, proativo e empreendedor, comprometido com a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva da população, incentivando a pesquisa e a iniciação científica.
Objetivos Gerais
A FAMED é uma organização que tem por finalidade o desenvolvimento de um trabalho educacional de formação superior (graduação e pós-graduação) nas áreas da saúde e da gestão. Para cumprir com a sua finalidade, deve:
- capacitar profissionais nas áreas de conhecimento em que atuar, em cursos de graduação e pós-graduação;
- incentivar a pesquisa e a iniciação científica no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação;
- estimular o conhecimento dos problemas do mundo globalizado e, simultaneamente, prestar serviços especializados à comunidade, estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade;
- promover a valorização dos direitos humanos, do meio ambiente e da responsabilidade social; e
- promover atividades e projetos de extensão universitária como método de interação social, levando os conceitos e aprendizados à comunidade não universitária, democratizando os conhecimentos adquiridos.
Para o cumprimento do que se estabelece como missão e compromisso, a Faculdade Menino Deus – FAMED define os seguintes objetivos estratégicos:
Área Técnico-Pedagógica
- estabelecer parâmetros de qualidade de ensino e de aprendizagem que sejam permanentemente reavaliados, visando um processo de melhoria contínua da ação pedagógica institucional;
- incentivar entre alunos e professores a iniciação científica e a pesquisa como mecanismos de construção e apropriação do conhecimento;
- reavaliar permanentemente os currículos implantados na FAMED, e implementar mecanismos de realinhamento curricular decorrente das potencialidades e fragilidades institucionais, bem como das oportunidades e ameaças detectadas no universo organizacional da instituição;
- estabelecer junto à comunidade interação institucional que possibilite ações de enriquecimento curricular e desenvolvimento institucional; e
- desenvolver e implantar instrumentos de acompanhamento e mensuração quantitativa e qualitativa do desempenho acadêmico, visando a uma constante e permanente evolução dos parâmetros indicadores do desempenho dos estudantes, dos docentes, do processo ensino-aprendizagem e das condições institucionais de oferta educacional.
Área de Gestão Acadêmica
- assegurar o funcionamento dos sistemas de gestão de informações visando o acompanhamento e avaliação dos processos, bem como o acompanhamento das ações de rotina de forma a garantir o pleno sucesso do empreendimento;
- elaborar e implementar o plano de capacitação e de incentivos à docência e ao gerenciamento acadêmico e empresarial, valorizando a competência, a gestão acadêmica e os processos administrativos e de planejamento;
- assegurar ações que transformem o processo de avaliação institucional em ferramenta para a formulação de estratégias acadêmicas e administrativas;
- executar, acompanhando o crescimento das demandas institucionais e de acordo com as disponibilidades financeiras da mantenedora, o planejamento físico da unidade acadêmica, bem como implementar a estrutura organizacional prevista para a FAMED.
Área de Extensão e Relações com a Comunidade
- incentivar a participação de estudantes e professores em programas de extensão, ação comunitária e cidadania;
- incentivar a participação da comunidade externa nos processos de avaliação institucional da FAMED;
- promover em parceria com entidades patronais, sindicais e governamentais, sistema de captação de ofertas de vagas e encaminhamento ao emprego, visando não só a colocação de alunos, mas também alimentando os programas de treinamento e requalificação profissional que venham a ser executados pela FAMED; e
- elaborar e implementar mecanismos permanentes de acompanhamento de egressos.
Responsabilidade Social da IES
Os cursos a serem ofertados pela FAMED terão conexão direta com as características da região metropolitano da capital gaúcha, de modo a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região e do país, mediante a capacitação qualitativa de recursos humanos para atuarem na área da saúde.
A FAMED concentra esforços para o exercício de responsabilidade social, sempre orientando seus professores, alunos, funcionários e corpo administrativo a agirem em consonância e articulados com outras entidades societárias, isto é, cuidando para gerar trabalho participativo que, ao invés de simples somatório, se mostre como produto de vontades e forças voltadas para a obra do bem-comum numa grande rede de relações com que todos deverão estar comprometidos.
Dessa forma, a FAMED não deseja e nem poderá ser um órgão isolado do seu entorno. As razões para isso são várias. Vale destacar, entre elas, as seguintes:
- a necessidade, sempre presente, de se conhecer e de se atualizar com respeito às mudanças socioculturais que acontecem na Região, no País e no Mundo;
- a impossibilidade de realizar ensino de especialização e extensão, de qualidade, sem acompanhar as motivações, preferências e exigências expressas, explícita ou implicitamente, pelas comunidades a que se pretende servir;
- a importância de órgãos públicos como entidades capazes de dialogar com a FAMED sobre o presente e futuro das profissão e das especializações de destino dos discentes;
- a influência que tais empresas privadas e órgãos públicos podem exercer enquanto instituições empregadoras;
- o interesse da FAMED em ser um órgão plenamente inserido no aqui, no agora e, também, no futuro de sua realidade;
- o interesse e as vantagens, proveitos e benefícios da FAMED responder, adequadamente, a sua circunstância.
Direção da FAMED Faculdade Menino Deus
- Diretor Geral: Dr. Felipe José Boabaid Cavalcante de Barros
- Diretora Acadêmica: Ma. Beatriz Barreto Machado Athanasio
- Secretária Acadêmica: Patrícia Barbosa de Moura
Estrutura
Estamos localizados na Av. Getúlio Vargas, 1618 – Bairro Menino Deus – Porto Alegre/RS
Salas de Aula | Ambulatórios
Biblioteca
Área de Convivência
DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
Organograma
CONSAEPE
COLEGIADO
COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO
NDE Núcleo Docente Estruturante
CPA Comissão Permanente de Avaliação
NÚCLEO DE EGRESSOS
COMPOSIÇÕES DOS NÚCLEOS
PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025
PPI – Plano Pedagógico Institucional
Regimento Interno
Portaria de Credenciamento 162 de 03-03-2015
Port_241_Autoriz_GestHospitalar_FAMED_05mar15_destaq
Estágio Curricular
Atividades Complementares
Regimento Atividades Complementares
Biblioteca FAMED
Manuais FAMED Faculdade Menino Deus
Manual FAMED para trabalhos cientificos – 01_2019
Manual Normas Tecnicas Vancouver FAMED
LINK – SISTEMA EMEC
http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTc0MDA=