Quem somos

FAMED – FACULDADE MENINO DEUS

Portaria de Credenciamento MEC nº 162, 03/03/2015

 

A FAMED – Faculdade Menino Deus é uma empresa do Grupo OP, que possui ainda a OdontoPós (cursos de atualização e especialização na área odontológica), a OdontoEstar (clínica odontológica) e a OdontoAnálise (exames odontológicos de raio X e tomografia). A FAMED surgiu da experiência do Grupo OP na área da educação e da perspectiva de repassar o conhecimento adquirido com cursos de especialização para a área da graduação.

A Faculdade Menino Deus – FAMED tem por missão:

ser um agente propulsor da educação através da oferta de ensino superior em níveis de graduação e pós-graduação, colaborando com a formação integral do ser humano como profissional competente, cidadão ético, proativo e empreendedor, comprometido com a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva da população, incentivando a pesquisa e a iniciação científica.

Objetivos Gerais

A FAMED é uma organização que tem por finalidade o desenvolvimento de um trabalho educacional de formação superior (graduação e pós-graduação) nas áreas da saúde e da gestão. Para cumprir com a sua finalidade, deve:

  • capacitar profissionais nas áreas de conhecimento em que atuar, em cursos de graduação e pós-graduação;
  • incentivar a pesquisa e a iniciação científica no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação;
  • estimular o conhecimento dos problemas do mundo globalizado e, simultaneamente, prestar serviços especializados à comunidade, estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade;
  • promover a valorização dos direitos humanos, do meio ambiente e da responsabilidade social; e
  • promover atividades e projetos de extensão universitária como método de interação social, levando os conceitos e aprendizados à comunidade não universitária, democratizando os conhecimentos adquiridos.

Para o cumprimento do que se estabelece como missão e compromisso, a Faculdade Menino Deus – FAMED define os seguintes objetivos estratégicos:

Área Técnico-Pedagógica

  • estabelecer parâmetros de qualidade de ensino e de aprendizagem que sejam permanentemente reavaliados, visando um processo de melhoria contínua da ação pedagógica institucional;
  • incentivar entre alunos e professores a iniciação científica e a pesquisa como mecanismos de construção e apropriação do conhecimento;
  • reavaliar permanentemente os currículos implantados na FAMED, e implementar mecanismos de realinhamento curricular decorrente das potencialidades e fragilidades institucionais, bem como das oportunidades e ameaças detectadas no universo organizacional da instituição;
  • estabelecer junto à comunidade interação institucional que possibilite ações de enriquecimento curricular e desenvolvimento institucional; e
  • desenvolver e implantar instrumentos de acompanhamento e mensuração quantitativa e qualitativa do desempenho acadêmico, visando a uma constante e permanente evolução dos parâmetros indicadores do desempenho dos estudantes, dos docentes, do processo ensino-aprendizagem e das condições institucionais de oferta educacional.

Área de Gestão Acadêmica

  • assegurar o funcionamento dos sistemas de gestão de informações visando o acompanhamento e avaliação dos processos, bem como o acompanhamento das ações de rotina de forma a garantir o pleno sucesso do empreendimento;
  • elaborar e implementar o plano de capacitação e de incentivos à docência e ao gerenciamento acadêmico e empresarial, valorizando a competência, a gestão acadêmica e os processos administrativos e de planejamento;
  • assegurar ações que transformem o processo de avaliação institucional em ferramenta para a formulação de estratégias acadêmicas e administrativas;
  • executar, acompanhando o crescimento das demandas institucionais e de acordo com as disponibilidades financeiras da mantenedora, o planejamento físico da unidade acadêmica, bem como implementar a estrutura organizacional prevista para a FAMED.

Área de Extensão e Relações com a Comunidade

  • incentivar a participação de estudantes e professores em programas de extensão, ação comunitária e cidadania;
  • incentivar a participação da comunidade externa nos processos de avaliação institucional da FAMED;
  • promover em parceria com entidades patronais, sindicais e governamentais, sistema de captação de ofertas de vagas e encaminhamento ao emprego, visando não só a colocação de alunos, mas também alimentando os programas de treinamento e requalificação profissional que venham a ser executados pela FAMED; e
  • elaborar e implementar mecanismos permanentes de acompanhamento de egressos.

Responsabilidade Social da IES

Os cursos a serem ofertados pela FAMED terão conexão direta com as características da região metropolitano da capital gaúcha, de modo a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região e do país, mediante a capacitação qualitativa de recursos humanos para atuarem na área da saúde.

A FAMED concentra esforços para o exercício de responsabilidade social, sempre orientando seus professores, alunos, funcionários e corpo administrativo a agirem em consonância e articulados com outras entidades societárias, isto é, cuidando para gerar trabalho participativo que, ao invés de simples somatório, se mostre como produto de vontades e forças voltadas para a obra do bem-comum numa grande rede de relações com que todos deverão estar comprometidos.

Dessa forma, a FAMED não deseja e nem poderá ser um órgão isolado do seu entorno. As razões para isso são várias. Vale destacar, entre elas, as seguintes:

  • a necessidade, sempre presente, de se conhecer e de se atualizar com respeito às mudanças socioculturais que acontecem na Região, no País e no Mundo;
  • a impossibilidade de realizar ensino de especialização e extensão, de qualidade, sem acompanhar as motivações, preferências e exigências expressas, explícita ou implicitamente, pelas comunidades a que se pretende servir;
  • a importância de órgãos públicos como entidades capazes de dialogar com a FAMED sobre o presente e futuro das profissão e das especializações de destino dos discentes;
  • a influência que tais empresas privadas e órgãos públicos podem exercer enquanto instituições empregadoras;
  • o interesse da FAMED em ser um órgão plenamente inserido no aqui, no agora e, também, no futuro de sua realidade;
  • o interesse e as vantagens, proveitos e benefícios da FAMED responder, adequadamente, a sua circunstância.

 

Direção da FAMED Faculdade Menino Deus

  • Diretor Geral: Dr. Felipe José Boabaid Cavalcante de Barros
  • Diretora Acadêmica: Ma. Beatriz Barreto Machado Athanasio
  • Secretária Acadêmica: Patrícia Barbosa de Moura

 

Estrutura

Estamos localizados na Av. Getúlio Vargas, 1618 – Bairro Menino Deus – Porto Alegre/RS

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Salas de Aula | Ambulatórios

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Biblioteca

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Área de Convivência

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DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Organograma

Organograma sintético

 

CONSAEPE

CONSAEPE

 

COLEGIADO

COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

 

NDE Núcleo Docente Estruturante

Regulamento de NDE

 

CPA Comissão Permanente de Avaliação

Regulamento_CPA_FAMED

 

NÚCLEO DE EGRESSOS

Política de Egressos FAMED

 

COMPOSIÇÕES DOS NÚCLEOS 2021

2021 COMPOSIÇÕES 

 

PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025

PDI_FAMED_2021_2025

 

PPI – Plano Pedagógico Institucional

PPI FAMED

 

Regimento Interno

Regimento_FAMED

Portaria de Credenciamento 162 de 03-03-2015

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Estágio Curricular

Reg Estagio Curricular 

 

Atividades Complementares

Regimento Atividades Complementares 

 

Biblioteca FAMED

Regulamento da Biblioteca

 

Manuais FAMED Faculdade Menino Deus

Manual FAMED para trabalhos cientificos – 01_2019

Manual Normas Tecnicas Vancouver FAMED

 

 

LINK – SISTEMA EMEC

http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTc0MDA=