Secretaria Acadêmica

A Secretaria Acadêmica é o setor responsável pelo controle e registro acadêmico, com o objetivo da participação efetiva na administração, como gestora de processos e pessoas em parceria com a organização.

São atribuições da Secretaria Acadêmica:

  • Redigir e publicar os editais; expedir atestados e certidões;
  • Expedir relatórios de matrícula e outros;
  • Coordenar os processos de matrícula e renovação de matrícula dos alunos;
  • Manter atualizados o cadastro e a documentação dos alunos e dos professores;
  • Manter atualizados o cadastro da Instituição junto ao MEC;
  • Protocolar os pedidos de aproveitamento de estudos, cancelamento de matrícula, encaminhando-os aos órgãos competentes para emissão de parecer;
  • Expedir certificados, históricos escolares, declarações, programas, currículos e outros documentos acadêmicos;
  • Responder anualmente o questionário do Censo do Ensino Superior junto ao INEP;
  • Assinar, juntamente com o Diretor Acadêmico, os documentos oficiais da Instituição,
  • Participar dos processos seletivos de ingresso, das reuniões de colegiados e, na condição de setor de apoio, de todas as atividades Institucionais.

 

CALENDÁRIO ACADÊMICO

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DOCUMENTOS

Somente poderão ser matriculados nos cursos superiores da Faculdade Menino Deus – FAMED os acadêmicos ingressantes que, em datas, horários e local definido apresentem a via original, acompanhada de uma fotocópia simples (frente e verso), dos seguintes documentos:

  1. Certificado ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou instituição devidamente credenciada;
  2. Histórico Escolar do Ensino Médio;
  3. Título de eleitor;
  4. Comprovante ou Certidão de quitação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE);
  5. Carteira de identidade;
  6. CPF;
  7. Certificado de reservista, se do sexo masculino maior de 18 anos;
  8. Certidão de nascimento ou casamento;
  9. 02 fotos 3×4;
  10. Comprovante de endereço;
  11. Comprovante de pagamento ou de isenção da primeira mensalidade dos encargos educacionais;
  12. Contrato de prestação de serviços educacionais devidamente assinado pelo candidato, ou por seu responsável, no caso de menor de 18 (dezoito) anos;
  13. Aprovação no processo seletivo ou processo equivalente.

No caso de diplomado em curso de graduação é exigida a apresentação do diploma, devidamente registrado, em substituição ao documento previsto no item “1”.

 

MATRÍCULA

A Faculdade informará aos interessados, antes cada período letivo, os programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação, obrigando-se a cumprir as respectivas condições, conforme descritas no manual do aluno.

Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração de seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino.

Os candidatos que tenham concluído o ensino médio em cursos de educação de jovens e adultos ou equivalentes devem apresentar certificado definitivo de conclusão do curso, não sendo aceito atestado de eliminação de matérias.

Independentemente de Processo Seletivo poderá ser efetuada a matrícula de candidatos portadores de diploma de nível superior, observados os dispositivos legais vigentes e o limite de vagas de cada curso.

A matrícula é renovada a cada semestre, após a quitação de eventuais débitos vencidos, dentro do prazo fixado pela Faculdade e respeitadas as normas estabelecidas.

Ressalvado o caso de trancamento de matrícula previsto neste Regimento Geral, a não renovação de matrícula implica abandono do curso.

O requerimento de renovação de matrícula é instruído com o comprovante de pagamento ou de isenção da respectiva taxa, bem como de quitação das mensalidades anteriores.

 

FORMAS DE INGRESSO

Processo Seletivo – Vestibular

O Processo Seletivo, aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, tem por objetivo verificar sua aptidão intelectual e classificá-los para o ingresso nos cursos de graduação, nos termos da legislação vigente.

O Processo Seletivo abrange os conhecimentos comuns às diversas formas de ensino em nível médio, sem ultrapassar este nível de complexidade.

O Processo Seletivo está a cargo de uma Comissão Especial, integrada por docentes e designada pelo Diretor Geral.

A seleção de candidatos é disciplinada por Edital, cuja publicação encontra – se regulamentada por legislação específica.

O Processo Seletivo é realizado antes do início de cada período letivo e só tem validade para o respectivo período.

Não havendo candidatos classificados em número igual às vagas disponíveis, o processo de seleção pode ser repetido conforme legislação específica.

 

Transferência Externa

É o processo através do qual o estudante de outra Instituição de Ensino Superior (IES), nacional ou estrangeira, concorre às vagas oferecidas, conforme a disponibilidade da Instituição e opção de curso.

Para a solicitação de Transferência Externa, o interessado deverá comparecer à Secretaria Acadêmica com os seguintes documentos:

  • Histórico escolar da Instituição de Origem, com o desempenho no concurso vestibular (original);
  • Histórico para Fins de Transferência original (após o aceite da transferência pela Instituição de Ensino);
  • Histórico escolar do Ensino Médio e Certificado de Conclusão (Via Original);
  • Planos de ensino das disciplinas cursadas e aprovadas com ano, semestre e carga horária (originais);
  • Portaria de reconhecimento do curso da instituição de origem;
  • Atestado de vínculo;
  • Cédula de identidade (fotocópia);
  • Cédula de identidade de estrangeiro (RNE) com o visto de permanência atualizada, para alunos de nacionalidade estrangeira (fotocópia);
  • CPF (fotocópia);
  • Registro civil de nascimento ou casamento (fotocópia);
  • Título eleitoral (fotocópia);
  • Comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar para alunos do sexo masculino (fotocópia);
  • Foto 3×4.

 

Transferência Ex-officio

Servidores públicos federais civis e militares estudantes, ou seus dependentes, em qualquer tempo e sem a necessidade de existência de vagas, se requerida em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício.

Para a solicitação de Transferência Ex-officio, o interessado deverá comparecer à Secretaria Acadêmica com os seguintes documentos:

  • Histórico escolar da Instituição de Origem, com o desempenho do concurso vestibular (original);
  • Histórico escolar do Ensino Médio e Certificado de Conclusão (Via Original);
  • Planos de ensino das disciplinas cursadas e aprovadas com ano, semestre e carga horária (originais);
  • Portaria de reconhecimento do curso da instituição de origem;
  • Atestado de vínculo;
  • Cédula de identidade (fotocópia);
  • Cédula de identidade de estrangeiro (RNE) com o visto de permanência atualizada, para alunos de nacionalidade estrangeira (fotocópia);
  • CPF (fotocópia);
  • Registro civil de nascimento ou casamento (fotocópia);
  • Título eleitoral (fotocópia);
  • Comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar para alunos do sexo masculino (fotocópia);
  • Foto 3×4.
  • Documentos que comprovem a situação acima citada.

 

Ingresso de Diplomado

Portadores de Diploma de Ensino Superior.

A solicitação deverá ser feita junto à Secretaria Acadêmica, e seu deferimento está condicionado à existência de vaga no curso e/ou no turno escolhidos e ao parecer da Coordenação do Curso, com base em critérios específicos de cada graduação.

Para a solicitação de Ingresso Diplomado, o interessado deverá comparecer à Secretaria Acadêmica com os seguintes documentos:

  • Diploma de curso superior (fotocópia autenticada);
  • Histórico do curso superior (documento original);
  • Planos de ensino das disciplinas cursadas com possibilidade de aproveitamento (originais);
  • Cédula de identidade (fotocópia);
  • Cédula de identidade de estrangeiro (RNE) com o visto de permanência atualizada, para alunos de nacionalidade estrangeira (fotocópia);
  • CPF (fotocópia);
  • Registro civil de nascimento ou casamento (fotocópia);
  • Título eleitoral (fotocópia);
  • Comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar para alunos do sexo masculino (fotocópia);
  • Foto 3×4.

 

Certidão de Estudos

Estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que desejam estudar na FAMED, mas não possuem mais vínculo com a Instituição de origem.

Para a solicitação de Certidão de Estudos, o interessado deverá comparecer à Secretaria Acadêmica do com os seguintes documentos:

  • Histórico escolar da Instituição de Origem, com desempenho no concurso vestibular (original);
  • Certificado de Conclusão e Histórico escolar do Ensino Médio (original);
  • Planos de ensino das disciplinas cursadas e aprovadas com ano, semestre e carga horária (originais);
  • Portaria de reconhecimento do curso e da instituição de origem;
  • Declaração da situação atual na Instituição de origem, de que conste não manter mais vínculo válido com a Instituição;
  • Cédula de identidade (fotocópia);
  • Cédula de identidade de estrangeiro (RNE) com o visto de permanência atualizada, para alunos de nacionalidade estrangeira (fotocópia);
  • CPF (fotocópia) ;
  • Registro civil de nascimento ou casamento (fotocópia) ;
  • Título eleitoral (fotocópia) ;
  • Comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar para alunos do sexo masculino (fotocópia) ;
  • foto 3×4

 

TABELA DE SERVIÇOS

Tabela de servicos secretaria


COLAÇÃO DE GRAU

A ser desenvolvido o Manual de Colação de Graus

 

HORÁRIO DAS AULAS

18:30 – 22:00